Mais um fim de semana de homenagens aos aposentados nas Apcefs | Portal

Notícias Fenae




Mais um fim de semana de homenagens aos aposentados nas Apcefs
08.02.2019

 

As atividades de homenagens aos aposentados e pensionistas, que ocorrem anualmente nas Apcefs entre janeiro e fevereiro, estão encerrando. Neste domingo (10/2), os associados da Apcef/SP são os convidados para festejar com um baile de máscaras, com programação especial, com almoço, música ao vivo e o concurso miss e mister maturidade, no Espaço Hakka na capital paulista. Fechando o calendário de festividade da homenagem do Dia dos Aposentados, estão: APCEF/AP (17/2), APCEF/MG e APCEF/TO (23/2).

Confira a agenda completa do Dia do Aposentado nas Apcefs.

“Os eventos buscam contribuir com a qualidade de vida dos aposentados, com ações culturais, sociais, esportivas e recreativas. São oportunidades de trocas de ideias e debates onde também se conversa a realidade da política”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. Ele lembra que as Apcefs construíram uma estreita relação com os aposentados e pensionistas nas reuniões associativas, onde a ideia é que todos se se sintam bem acolhidos.

No Brasil, a homenagem ao Dia Nacional dos Aposentados ocorre em 24 de janeiro desde 1981. Nas Apcefs, as homenagens começaram a fazer para o calendário anual desde 1991. A diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Federação, Marlene Dias, que costuma acompanhar os colegas nos eventos nas Apcefs, reforça: “São momentos festivos em que precisamos comemorar a nossa trajetória profissional e as nossas vitórias”.

Um dos assuntos de pauta urgente e que precisa da adesão dos ativos e aposentados da Caixa se vincula à campanha que da Fenae “Minha aposentadoria: eu defendo”, contra as regras que o governo tenta implementar para reduzir a aposentadoria dos trabalhadores das estatais federais. “Precisamos combater a CGPAR 25 (órgão que elabora estratégias e diretrizes para as participações societárias da União), pois ela prejudica os direitos conquistados”, afirma Fabiana Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Fenae.

Acesse a Carta aos Aposentados, enviada pela Fenae aos seus associados.

 

Minha aposentadoria, eu defendo

A luta contra a CGPAR 25 deu luz à mais nova campanha da Fenae, com o envolvimento da Contraf-CUT, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac, Social Caixa e Anacef: “Minha aposentadoria, eu defendo”. A resolução publicada em dezembro de 2018, no apagar das luzes, compromete os fundos de pensão, à medida que obriga as estatais federais patrocinadoras de planos de benefício façam, a cada dois anos, uma avaliação da economicidade de manutenção do patrocínio dos planos de benefícios nas entidades que os administram. O que pode culminar na terceirização da gestão para outras entidades financeiras.

Além disso, a CGPAR recomenda o fim dos planos de Benefício Definido, como o REG/ Replan Não Saldado da Funcef, e obriga os fundos de pensão a apresentarem proposta de alteração dos regulamentos em até 12 meses. As especificações de percentuais de contribuição para custeio dos planos de benefício também devem ser retiradas dos regulamentos, entre outras diretrizes.

 

 

Compartilhe:
Voltar

LINKS ÚTEIS

  • APCEF/BA - Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal
  • Rua do Cabeça, nº 10. Ed. Marquês de Abrantes, Sala 703 - Centro
  • Salvador – Bahia CEP: 40060-230
  • TEL:(71) 3321-4481
  • TEL:(71) 3671-1335